Saíra-pintor - Tangara Fastuosa

A saíra-pintor ou pintor-verdadeiro (Tangara fastuosa) é uma ave que atinge 13,5 cm de comprimento.

Ocorre em mata atlântica e floresta úmida no interior de Alagoas, Pernambuco e Paraíba. No entanto, a localidade mais setentrional do Rio Grande do Norte é uma área de cerrado conhecida como tabuleiro, potencialmente ampliando as preferências de habitat conhecidas da espécie.

Saíra-pintor - Tangara Fastuosa

Os ninhos estão situados em vegetação densa no meio do caminho, geralmente em grandes bromélias, indicando que não podem usar o segundo crescimento sem epífitas. Ele forrageia no dossel e na borda da floresta, mas também ocorre em um segundo crescimento de 1-2 m de altura, jardins e pomares com árvores carregadas de bromélias, e é frequentemente visto em bandos de espécies mistas.

A dieta básica, em ambiente natural, inclui sementes, pequenas frutas, bagas e insetos que recolhem nas folhagens e ramos. Cria na primavera e no verão austral (outubro-março). Geralmente bota 3 ou 4 ovos, com cerca 15 a dezessete dias de incubação.

Saíra-pintor - Tangara Fastuosa

A saíra-pintor ou pintor-verdadeiro é decorado com tons atraentes de turquesa, verde, azul, amarelo e laranja. Assemelha-se ao Tangara seledon, uma espécie confusamente conhecida como saíra-sete-cores. A saíra-pintor é encontrado apenas no nordeste do Brasil e está intimamente relacionado a outros pássaros coloridos encontrados nessa área.

A saíra-pintor tem um pequeno alcance fragmentado e uma população em declínio, devido à contínua perda de habitat e captura para o comércio de aves em gaiolas.

Saíra-pintor - Tangara Fastuosa

A saíra-pintor são geralmente vistos em pares ou grupos de até quatro indivíduos, muitas vezes em bandos de espécies mistas que forrageiam através do dossel da floresta.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem