Tiziu - Volatinia Jacarina

Tiziu - Volatinia jacarina
Com ampla distribuição geográfica, o Tiziu (Volatinia jacarina) é um dos pássaros mais conhecidos em nosso pais. A cor negra reluzente marcante do macho e o hábito característico de saltar verticalmente quando emite seu canto, voltando ao mesmo local onde estava empoleirado são suas principais características.

Habita áreas de pastagem e descampados, com nenhuma ou poucas árvores, alimentando-se principalmente de sementes de gramíneas e de pequenos insetos. Por este motivo adapta-se muito bem a áreas urbanas e de vegetação degradada. Em terrenos baldios é comum encontrar o tiziu residindo e procriando.

Na reprodução, o casal mantém uma forte ligação, comunicando-se o tempo todo. Sempre que a fêmea deita para chocar, avisa o macho com uma vocalização específica, repetida algumas vezes. O macho permanece por perto, vigiando e cantando. Bastante aguerrido, costuma defender bravamente seu ninho.

Ao nos aproximarmos de um ninho, geralmente o macho fica à volta, tentando desviar a atenção do invasor com vôos rápidos e vocalizações, sempre buscando se fazer de alvo e assim levar a ameaça para longe do ninho.

A fêmea constrói o ninho sempre próximo do solo, usando finas raízes. Seu diâmetro interno é de pouco mais de 5 cm. Os ovos podem ser em número de dois ou três, sendo bem pequenos e delicados. A pigmentação da casca é azul-esbranquiçada, com poucas pintas, concentradas na extremidade mais obtusa, arredondada.

O período de choco é de apenas 11 dias, ao contrário dos 13 dias da maioria dos passeriformes que criamos. A fêmea mostra-se sempre bastante zelosa com o ninho e os filhotes. O macho sempre quer ajudar a fêmea a cuidar dos filhotes, motivo pelo qual as vezes as fêmea pode reagir hostilmente à sua presença no entorno do ninho.

A gaiola para reprodução pode ser de 70x40x30 centímetros (comprimento x altura x largura). Para dar seus saltos o macho precisa de uma gaiola mais alta, embora, caso a altura não permita, ele cante também sem saltar. Como alimentação, a ração extrusada adequada satisfaz as necessidades nutricionais da espécie.

Podem criar tanto em poligamia (macho só fica junto da fêmea no momento do cruzamento) ou em monogamia, inclusive permanecendo o casal junto o ano todo.

As primeiras pintas pretas na plumagem dos filhotes machos aparecem logo nos primeiros meses de vida. É normal que boa parte do ano os machos adultos não estejam totalmente pretos, podem conter manchas brancas ou pardas na plumagem, que, estando com essa aparência, é chamada plumagem de descanso, em contrapartida à de reprodução.

Essa espécie reproduz-se com relativa facilidade em ambiente doméstico. A velha justificativa "quem vai querer ter um tiziu em casa" não é válida, pois atualmente a demanda por pássaros nascidos legalmente em cativeiro é maior que a oferta, independente da espécie.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem